Tudo Sobre To be! - Presente
Por que o to be é tão diferente de todos os outros verbos em inglês? Como se usa a estrutura de frase no presente (também conhecido como simple present)?
GRAMMAR
Teacher Joana Feliciano
5 min read
Vídeo desta aula:

Gostou dessa ideia?
Consegue nos ajudar a ter mais recursos?
Faça sua doação: https://apoia.se/brainstormclub
Dúvidas, comentários, manda no Instagram: @lingogenomics
Onde você me encontra: https://www.instagram.com/lingogenomics/
https://www.youtube.com/@lingogenomics/
https://www.facebook.com/lingogenomics/
Origem das Línguas...
As línguas começam sendo complexas e vão simplificando com o passar do tempo.
Exemplo: Chinês que após anos, se desdobrou em coreano e japonês. No caso do nosso português, a origem veio do latim formal, que depois se simplificou em latim informal, que gerou as línguas: português, espanhol, francês, italiano e romeno.
... e do to be
Já o verbo "to be" tem raízes indo-europeias, usado na Inglaterra entre os séculos V e XI. Na forma mais antiga da língua inglesa, também conhecido como anglo-saxão, língua germânica que se desenvolveu a partir do antigo inglês ocidental, que se originou na região do norte da Europa e foi levada para a Inglaterra pelos anglos, saxões e jutos.
I - O Inglês Antigo (aprox. de 450 d.c. a 1150 d.c.)
O verbo "to be" em inglês moderno evoluiu a partir de quatro verbos distintos em inglês antigo: bēon, eom, eart e wesan. Cada um desses verbos tinha um significado e uso diferente.
1) Bheu (bēon) - to become (tornar-se) hoje aparece como "be, been e being" (que serão detalhados em aulas futuras).
2) Es (eom)- to exist (existir) hoje aparece como "am, is".
3) Er (eart) - arise (surgir) hoje aparece como "are".
4) Wes (wesan) - "to dwell, remain" (permanecer) hoje hoje aparece com o verbo to be no passado como "was e were"


Só para informar:
você não precisa saber isso para falar inglês
II - O inglês medieval (aprox. 1166 d.c. a final de 1500 d.c.)


Já no inglês médio notamos que o “am, be, was, were” começando a se consolidar como o “to be” que temos hoje, porém com alguns “rebuscamentos ainda”, mas já simplificando o inglês antigo. Exemplo: protótipo de "are" surgindo com o "art". (art está para are, assim como "tu" está para "você" em português, ou seja, forma mais “shakespeariana” de falar).
Só para informar:


III - Inglês moderno (início do século XVI)
Ao longo do tempo, os quatro verbos do inglês antigo fundiram-se em um único verbo, o "to be" que conhecemos hoje em inglês moderno.
O "to be" significa ser E estar
Aprendemos nas escolas que o verbo to be significa ser ou estar. Quando ser (traduz algo mais fixo) e quando estar (algo mais transitório).
Porém trago dois pontos de correção dessa definição:
Não é ser ou estar, é ser e estar, ou seja, não é um ou outro, mas os dois e ao mesmo tempo.
O ser em inglês, não traduz essa ideia de algo fixo que temos em português e nem o estar como algo transitório como no português, ou seja, ele não é oposto como no português.
Mas na realidade, ele significa duas coisas ao mesmo tempo, ser (mais fixo) E estar (mais transitório). É equivalente ao verbo “esperar” em português, que pode ter 3 sentidos: 1- aguardar, 2-ter expectativa e 3-ter esperança. Em inglês temos um verbo diferente para cada um desses sentidos 1- to wait, 2 - to expect e 3 - to hope. Quando usamos o esperar em português, geralmente não nos preocupamos em distinguir qual o sentido do verbo. Em inglês é assim também, só que com o “to be” significando ser e estar.
Particularidades do to be
Verbo irregular usado para indicar a existência ou identidade de algo ou alguém, bem como para descrever estados ou condições.
É um verbo auxiliar e de conteúdo ao mesmo tempo porque ele altera o sentido da frase trazendo alguma ideia, adicionando uma nova informação na frase.
A ideia de contéudo que ele passa é o de “ser e estar” com aquelas ressalvas de não ser tão fixo e nem tão transitório como no português.
Não é necessário usar outro auxiliar para negar ou perguntar.
Pela natureza dele (ser uma fusão de 4 verbos antigos) ele muda tanto quando no infinitivo e conjugado que perde a total conexão entre as palavras, isso é extremamente incomum para verbos conjugados no presente. Ele vai de “to be” (no infinitivo) para “am, is, are” no presente, was/were no passado e been no passado particípio, por isso ele é uma anomalia.
Conjugações do to be:


clique para aumentar
clique para aumentar
clique para aumentar
Estrutura do to be no presente:
Versão padrão
you are very nice.
Versão contraída
you're very nice.
Todas as
versões contraídas
I am - I'm
you are - you're
he is - he's
she is - she's
it is - it's
we are - we're
you are - you're
Afirmativa:
Negativa:
Fica logo após a pessoa que está fazendo a ação (no caso, o “to be”), da mesma forma que aprendemos no “DO”.
Também conforme aprendemos com o “do” ele pode ser contraído em uma única palavra (“isn’t”, “aren’t”) ou manter o “to be” + “not” (mais formal e com ênfase). Porém diferente do “do”, aqui preciso escolher se vou juntar o not com o “to be” ou se vou juntar o “to be” com a pessoa e deixar o not separado.
you aren't very nice
not + to be
you're not very nice
pessoa + to be
you are not very nice
tudo separado
Todas as formas negativas
Ain’t
(super informal, cautela com o uso);
I’m not;
I am not
I
You aren’t;
You’re not;
You are not
you
he
He isn’t;
he’s not;
he is not
she
She isn’t;
she’s not;
she is not
it
It isn’t;
it’s not;
it is not
we
We aren’t;
we’re not;
we are not
They
They aren’t;
they’re not;
they are not
Interrogativa:
Ele aparece antes de quem está fazendo a ação, assim como aprendemos no “do”.
O “to be” não é contraído em interrogativas.
“To be” nas frases interrogativas não aparece somente no início das frases, mas em qualquer posição da frase, desde que esteja imediatamente antes da pessoa que está fazendo a ação.
Exemplo com “to be” conjugado depois do início da frase:
“Where in this whole wide world are you from?”
(Da onde nesse mundão você é?)
Outros exemplos de interrogativas:
Am I very nice?
Are you very nice?
Is he very nice?
Is she very nice?
Is it very nice?
Are we very nice?
Are they very nice?
Mapa mental da aula


clique para aumentar